Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008

Relatório da Visita de Estudo

No dia 11 de Dezembro de 2007, realizámos uma visita de estudo a Belém, Lisboa, com a finalidade de visitar o Padrão dos Descobrimentos, onde vimos o audiovisual Lisbon Experience, e o Centro Jacques Delors, onde tivemos uma aula sobre a União Europeia. No entanto este relatório é dirigido apenas para a primeira parte da visita (o audiovisual).
O Lisbon Experience é um audiovisual que mostra os grandes momentos da história do nosso país, vividos em Lisboa, através de imagens magníficas, música original e grandes efeitos sonoros, sendo um filme acessível a todas as pessoas. Nele foram abordados os povos que habitaram a cidade e todas as épocas que tornaram Lisboa numa cidade criativa. Resumidamente, trata da “dinâmica histórica de uma cidade que não pára de sonhar com o futuro”, tal como diz no site www.lisbonexperience.pt. É nesta perspectiva que conseguimos relacionar esta visita de estudo com o tema do concurso “Cidades Criativas – reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas”.
Para além disso, no audiovisual é-nos mostrada uma Lisboa multicultural – um espaço onde várias culturas têm coabitado, desde há muito tempo. Nesta multiculturalidade também cabem as práticas que temos vindo a abordar no nosso projecto – tatuagem e body piercing.
O que vimos elucidou-nos, também, para o desenvolvimento gradual da cidade, que abriu novos horizontes para estas práticas. Sem este desenvolvimento, este fenómeno nunca teria chegado a Portugal, pois para a globalização de algo assim é necessário que os meios de informação e comunicação estejam ao nível das necessidades e que as mentalidades acompanhem este desenvolvimento. Porém, as mentalidades são algo que leva muito tempo a mudar, pois fazem parte da estrutura de um povo; só com o passar dos anos é que as pessoas se foram habituando a estas práticas como parte da sociedade em que vivemos.
As cidades, enquanto espaços abertos e, por isso mesmo, mais tolerantes, são um dos locais privilegiados para as dinâmicas que permitem a mudança dessas mesmas mentalidades.
sentimo-nos: atarefadas
by saloiadas às 14:32
link do post | comentar | favorito

.: posts recentes

.: Estratégia de Intervenção

.: Balanço do 2º Período

.: Relatório das Apresentaçõ...

.: Preparação do Inquérito

.: Análise das Entrevistas

.: Relatório da Visita de Es...

.: Balanço do Período

.: Take a look :)

.: Entrevistas

.: Continuação das Entrevist...

.: arquivos

.: Março 2008

.: Janeiro 2008

.: Dezembro 2007

.: Novembro 2007

.: Outubro 2007

.: pesquisar

 

.: Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.: links

.: mais sobre nós